Trabalhar na construção de estradas implica inúmeros perigos. Para prevenir acidentes e garantir a segurança do trabalhador, é fundamental o uso de vestuário de alta visibilidade. Estas peças de vestuário especiais não só proporcionam uma melhor visibilidade, como também oferecem proteção contra vários riscos mecânicos e térmicos. Neste post de blog, damos uma vista de olhos às diferentes utilizações possíveis de vestuário de proteção na construção de estradas e explicamos a norma europeia EN ISO 20471.
As roupas de alta visibilidade fazem parte dos equipamentos de proteção individual (EPI) e devem ser fornecidas pelo empregador. Garante que os trabalhadores estão claramente visíveis em situações perigosas, evitando assim acidentes. A norma EN ISO 20471 define os requisitos para este tipo de vestuário, que se divide em três classes.
Estas classes oferecem diferentes níveis de visibilidade. Quanto maior for a classe de proteção de aviso, maior será a área mínima de material de fundo fluorescente e de material retrorrefletor. Na classe mais elevada 3, devem ser utilizados pelo menos 0,8 metros quadrados de material de fundo em cor fluorescente e 0,2 metros quadrados de material refletor.
O que precisa de prestar atenção ao comprar e usar vestuário de proteção para a construção de estradas:
- Dependendo da área de aplicação, deverá ser elaborada uma avaliação de risco específica pelo empregador e deverá verificar quais as outras normas legais que se aplicam. Além da visibilidade, as roupas devem cumprir funções de proteção adicionais em algumas áreas. Isto pode ser, por exemplo, proteção contra cortes quando se trabalha com motosserras, proteção contra arco elétrico quando se trabalha em sistemas elétricos ou proteção contra o calor e chamas quando se trabalha com gás natural e soldadura.
- As calças curtas não são recomendadas para a construção de estradas porque não oferecem proteção suficiente. Mesmo que correspondam à norma, é aconselhável usar calças compridas. Estes não só protegem contra influências mecânicas, químicas e térmicas, mas também contra a radiação solar, carraças e picadas de insetos.
- Cuidar de roupa de alta visibilidade é muito importante. A utilização regular requer vários conjuntos por funcionário para permitir a limpeza e secagem. A lavagem incorreta pode destruir o efeito refletor e luminoso da roupa. Por isso, é importante seguir as instruções de cuidados do fabricante.
- Os empregadores que colocam EPI no mercado devem possuir uma declaração de conformidade e garantir que os requisitos essenciais de saúde e segurança são cumpridos. Deverá também ser fornecido um folheto informativo com informações sobre a utilização, armazenamento, limpeza e manutenção dos EPI para garantir uma longa vida útil dos artigos.
- Ao selecionar vestuário de alta visibilidade, deve ter o cuidado de garantir que as roupas são adequadas para lavagem industrial. As roupas de proteção muitas vezes não são lavadas em privado, mas são submetidas a uma limpeza e reprocessamento profissional. Esta peça de vestuário deve resistir a elevados esforços mecânicos e químicos, mantendo a sua função protetora.
Para mais informações e para encomendar, visite as nossas páginas de produtos. Mantenha-se seguro e bem protegido no estaleiro de obras!