O que significa ESD e quais são os perigos?
ESD é a abreviação de "Descarga Eletrostática" e é causada pela equalização repentina de cargas em objetos com cargas diferentes. Na vida cotidiana, esse fenômeno é encontrado de forma enfraquecida: corrimãos ou elevadores podem emitir descargas e nos dar pequenos choques elétricos, balões podem se agarrar magicamente à parede ou nossos cabelos se arrepiam. Descargas desse tipo são amplamente inofensivas, mas podem ocorrer danos em empresas com eletrônicos sensíveis ou laboratórios que trabalham com materiais quimicamente sintéticos.
Como você se carrega eletrostaticamente?
A carga eletrostática do corpo é causada pelo atrito, principalmente da roupa com outras superfícies. Isso geralmente acontece despercebido, por exemplo, por solados de borracha “embaralhando” no PVC ou roupas esfregando contra uma cadeira de escritório. Isso pode resultar em mais de 10.000 volts, que são perceptíveis durante a próxima descarga. Isso geralmente não é perigoso para os humanos, abaixo de 3.000 volts você nem percebe.
Que danos podem ser causados por ESD?
Além da sensação desagradável que ocorre quando você é atingido por um choque – o eletrostático, veja bem – geralmente nada acontece às pessoas como resultado de descargas eletrostáticas. No entanto, componentes eletrônicos sensíveis são. Diodos emissores de luz, componentes de computador ou circuitos integrados podem ser danificados a partir de 100 volts e, portanto, resultar em vendas perdidas. Localizar componentes danificados não é fácil e se o dano passar despercebido, você corre o risco de entregar produtos com defeito. Essas coisas são caras e podem ser evitadas! Dê uma olhada em nossa ampla gama de equipamentos adequados.